_museu maravalhas
2024
localização Córrego do Urubu, Brasília, DF
área 561m²
projeto Danilo Fleury e Raul Maravalhas
projeto executivo Mariana Miranda
iluminação Dalton Camargos
Projeto arquitetônico de edifício de museu para o artista Nelson Maravalhas. A construção possui área de 561m² e se localiza no terreno do artista, em área rural próxima a Brasília.
O projeto foi desenvolvido a partir de uma rígida quadrícula de 350x350cm que organiza 4 galerias, foyer, copa, banheiros, reserva técnica e administração. O edifício possui 2 pavimentos, a circulação vertical é feita por escada ou por plataforma elevatória, ambas projetadas em respeito às exigências da NBR 9050/2015.
O edifício conduz a um percurso circular, onde o visitante transita pelas 4 galerias através de um percurso lógico. Ao final da visitação, o visitante acessa uma varanda com impressionante vista da mata preservada com a silhueta de Brasília ao fundo.
Os acabamentos do edifícios foram pensados pela simplicidade e funcionalidade. O piso de todo o espaço é de cimento queimado industrial. As paredes internas são todas brancas lisas para dar destaque às obras.
Na fachada, todo o edifício foi revestido com tijolos cerâmicos para criar maior proteção para o ambiente externo, o protegendo das interpéries, e para criar uma materialidade que conectasse o edifício ao cerrado nativo. Os tijolos cerâmicos foram assentados com um delicado detalhe de paginação.
O volume do edifício foi proposto como um grande monolito, um cubo no qual algumas partes foram subtraídas para criação de seus acessos. Os mesmos tijolos criam paredes vazadas, tipo cobogó, que permitem iluminação e ventilação nos espaços que as necessitam.
térreo
1º pavimento